No ACL setup yet! Denying access to everyone.
Regras de Firewall para SRL
Estas regras devem ser implementadas no firewall de borda da instituição.
Sincronismo entre os SRL
Caso os SRLs fiquem em segmentos de redes diferentes, é necessário liberar as portas de sincronismo entre os SRLs.
Os serviços de sincronismo e comunicação existente entre os SRLs são:
Regras do Serviço SIP
Liberar acesso à porta UDP 5060 e TCP 8443 originado nos Peers SIP do Serviço.
Incluindo os Proxy SIP associado ao SRL, que pode ser outro SRL ou SRC.
Os equipamentos que devem estar liberados para acessar a porta SIP no SRL1 e SRL2:
Regras do Serviço RTP (Áudio)
Liberar acesso à porta UDP 50.000 a 60.000 originado em toda a internet e destinada aos SRL 1 e 2
Regras do Serviço ICMP
Liberar acesso ICMP/ECHO REQUEST/REPLAY originado em toda a internet e destinada aos SRL 1 e 2
Liberar zabbix: 200.130.35.71, 200.130.35.72 e 200.133.57.34
Todos Peers configurados no SRL
SRLN2-1 SRLN2-2 ( SRL de Nível 2)
Regras do Serviço DNS
Liberar acesso UDP/TCP na porta 53 originado dos equipamentos Peers do Serviço. Incluindo os Proxy SIP associado ao SRL, que pode ser outro SRL ou SRC.
Os equipamentos que devem estar liberados para acessar a porta DNS no SRL1 e SRL2:
SRC-01-DF: 200.130.35.113 - src1.fone.rnp.br
SRC-02-RJ: 200.143.193.54 - src2.fone.rnp.br
Peers do SRL que estejam fora do firewall. (Ex: GWT ou PABX IP que esteja fora do Firewall)
Regras para Acesso ao WebService
Liberar acesso TCP na porta 8443 originado no equipamento de gerência da RNP.
O equipamento que deve estar liberado para acessar a porta 8443 no SRL1 e SRL2 são:
Regras de Gerência (SNMP)
Liberar acesso UDP na porta 161 originado no equipamento de gerência da RNP.
O equipamento que deve estar liberado para acessar o serviço SNMP no SRL1 e SRL2 é o 200.133.57.34, 200.130.35.71 e 200.130.35.72.
Regras de Suporte/Operação/Manutenção- HTTPS e SSH
Liberar acesso TCP nas portas 22 (opcionalmente), 80 e 443 originado pela equipe da CAM Tecnologia para atividades de suporte, operação e manutenção do serviço.
Os equipamentos que devem estar liberados para realizar o suporte no SRL 1 e SRL2:
Sua rede administrativa:
IP CAM Cloud: 110.238.65.158/32
IP CAM Escritório: 200.196.51.178/32
IP CAM Escritório - Conecta: 45.184.45.8/32
Liberar acesso TCP 80 e 443 originado pela equipe da CAM Tecnologia para atividades de suporte, operação e manutenção do serviço.
Liberar acesso ao repositório e inventário do Fone@RNP:
* IP Repositório RNP: repositório-fone.rnp.br
* IP Repositório POP-SC: rep.fone2014.pop-sc.rnp.br
* IP Inventario: inventario-fone.rnp.br
FIREWALL-SRL
Sentido : Internet --> DMZ
ORIGEM : SRC-DF-200.130.35.113 e SRC-RJ-200.143.193.54
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
PORTA : 5060/UDP, 53/UDP/TCP e 8443/TCP
ORIGEM : PBX-IP-m1, PBX-IP-m2, PBX-IP-vrrp e GWT
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
PORTA : 5060/UDP, 53/UDP e TCP
ORIGEM : 200.133.57.34, 200.130.35.71 e 200.130.35.72 (Estatística RNP, GWT, PBX-IP, CAMBOX(Todos os peers configurados no SRL)
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
PORTA : ICMP/ECHO REQUEST/REPLAY
ORIGEM : 200.133.57.34, 200.130.35.71 e 200.130.35.72 (Zabbix RNP)
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
PORTA : 161/UDP
ORIGEM : 110.238.65.158/32, 200.196.51.178/32 e 45.184.45.8/32(ADM Fone@RNP)
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
PORTA : 80/TCP, 443/TCP e 22/TCP.
ORIGEM : repositório-fone.rnp.br, rep.fone2014.pop-sc.rnp.br e inventario-fone.rnp.br (Inventário do Fone@RNP)
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
PORTA : 80/TCP, 443/TCP e ICMP/ECHO REQUEST/REPLAY
Sentido : DMZ --> Internet
PERMITIR CONEXÃO TCP ESTABELECIDAS
ORIGEM : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
DESTINO : PBX-IP-m1, PBX-IP-m2, PBX-IP-vrrp
PORTA : 5080/UDP
ORIGEM : SRL1 e SRL2 53/UDP/TCP
DESTINO : PBX-IP-m1,PBX-IP-m2, PBX-IP-vrrp e GWT
PORTA : 53/UDP/TCP
ORIGEM : SRL1 e SRL2 (Nível 1 ou 2)
DESTINO : 200.130.35.71/32, 200.130.35.72/32, 200.133.57.34 e 200.130.35.113(SRC-DF)
PORTA : 8443/TCP
ORIGEM : SRL1 e SRL2 (Nível 1)
DESTINO : SRC-DF-200.130.35.113
PORTA : ICMP/ECHO REQUEST/REPLAY
ORIGEM : SRL1 e SRL2 (Nível 1)
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 2)
PORTA : ICMP/ECHO REQUEST/REPLAY
ORIGEM : SRL1 e SRL2 (Nível 2)
DESTINO : SRL1 e SRL2 (Nível 1)
PORTA : ICMP/ECHO REQUEST/REPLAY
OBS: Remover do firewall os IP que não são mais utilizados:
34.95.196.149-CAM
35.184.99..197-CAM
189.26.241.16-CAM
200.143.193.26-Estatistica-RNP
200.130.77.77-Zabbix-RNP
200.222.21.221-CAM